terça-feira, 26 de outubro de 2021

DEJANIRA FOI UMA DAS MULHERES MAIS INTELIGENTES E SENSÍVEIS DE NOSSO TEMPO

 


Uma das últimas fotos com minha mãe Dejanira


          

Por  Walter  Brito                 

          Eu gostava de assistir ao programa assistencialista do Luciano Huck na TV dos Marinho aos sábados, especialmente o quadro "Lata Velha", para homenagear minha saudosa genitora, a dona Dejanira Carvalho de Brito, que me inspirou a escrever: "VIDAS NEGRAS IMPORTAM-MEMÓRIAS DE UMA FAMÍLIA NEGRA BRASILEIRA".

Fabão, Luciano Ruck e a Kombi  Velha


          A esposa do alfaiate Vespasiano Gualberto de Brito vibrava com os diversos programas do esposo da Angélica, principalmente quando se tratava do quadro "Lata Velha", que permitia reformar velhos automóveis e os devolver completamente renovados aos seus proprietários, o que deixava as pessoas felizes, pois transitavam com eles pelas ruas esburacadas, vielas e zona rural de nossos diversos brasis sem nenhum conforto e muitas vezes enfrentando chuvas torrenciais que deixavam motoristas e passageiros ensopados.  

As Kombis do Fabão. A velha e a nova

Eram na maioria das vezes verdadeiros cacarecos, e em seguida os sortudos passavam a ser proprietários de bens valiosos, luxuosos, mas que faziam lembrar um passado difícil, enquanto que o presente novo enchia de orgulho o proprietário de perfil simples. E mais, aos olhos de uma população guerreira, mas onde poucos são aqueles que conseguem o sucesso financeiro para adquirir um veículo digno para transitar com sua família ou como carro de aluguel de passageiros, mesmo trabalhando de sol a sol, como o Fabão de Paracatu, o sortudo do primeiro Domingão do Huck com o ingrediente" Lata Velha".  O mineiro bonachão participou com alegria e deixou parte do Brasil alegre em tempo de pandemia.     

Michel Teló e Fabão de Paracatu cantam:  " Tocando em Frente"


     

          O "Lata Velha" foi o quadro de maior sucesso do Caldeirão do Huck, mas serviu para potencializar o Domingão que era do Faustão, porém ainda não decolou pelas mãos do ex-presidenciável. Vale lembrar que a estrela do programa, o Fabão de Paracatu, cantou com muita maestria e com o charme de um astro da música brasileira a bela canção "Tocando em Frente", com o apoio do carismático Michel Teló. 

Joaquim Barbosa honrou o povo de Paracatu e do Brasil na Suprema Corte

          Fabão é conterrâneo do ex-ministro da Suprema Corte Joaquim Barbosa, conhecido no sertão mineiro carinhosamente como o 'homem de Paracatu', um mineiro que honrou o nome da Suprema Corte brasileira.  

A saudosa Dejanira, entre as filhas Valquíria e Creusa, certamente representam bem, milhares de Dejaniras Brasil afora: lutadoras por um Brasil glorioso e igual!

Fabão reinaugurou com muitas Dejaniras na plateia, espalhadas pelo Brasil afora, no  último 24/10, no Domingão do Huck, o quadro  " Lata Velha", pinçado do Caldeirão do Huck que deu certo, e minha saudosa mãe assistia, vibrava e, na sexta-feira, ela já pedia para sua fiel escudeira do lar para comprar suas frutas preferidas,  que ela saborearia no sábado, durante o programa que segundo ela  "fazia caridade com muita energia e entusiasmo para a gente simples do sertão brasileiro".  

"Somente com a alegria é que a gente realiza bem - mesmo até as tristes ações". Frase do "Grande Sertão: Veredas" do genial Guimarães Rosa

          A Kombi velha do Fabão levantou a audiência do Domingão do Huck, ao relembrar a obra prima "Sertão Veredas", do diplomata, médico, escritor e novelista dos bons, o nosso eterno Guimarães Rosa.  

Deja e Vespa cumpriram a missão encarregada por Deus

Minha querida mãe foi a que criou com muita dignidade oito filhos ao lado do esposo Vespasiano. Ela faleceu aos 93 anos bem vividos, no dia 22 de junho de 2018. O casal de Formosa Goiás, nos arredores de Brasília, cumpriu na terra com muita sabedoria a missão encarregada por Deus. Dona Deja passa para a história como uma realizadora sábia e sensível, independentemente da pouca escolaridade que teve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário