sexta-feira, 11 de maio de 2018

Uma guerreira nordestina no Parlamento Distrital

A guerreira Vânia Gurgel e sua luta a favor dos menos favorecidos



Por Walter Brito

          O povo nordestino teve importância significativa na construção de Brasília e na consolidação da cidade como capital da República. Esse mesmo povo marcado pelas dificuldades e acostumado a superar obstáculos construiu uma história de lutas, conquistas e vitórias na capital do Brasil.
          A nossa entrevistada da matéria em pauta é uma dessas pessoas, que por meio do esforço pessoal ultrapassou as barreiras que encontrou pela frente e ocupa o seu lugar no mundo dos vencedores, com dignidade e muita fé em Deus! Trata-se da executiva Vânia Gurgel. Nascida no Rio Grande do Norte, ela chegou ao DF com a cara e a coragem em 1995, quando escolheu como sua primeira morada o bairro Céu Azul na cidade de Novo Gama-GO, localizada nas cercanias de Brasília.
          Como lema, vencer e vencer, Vânia Gurgel é oriunda do Rio Grande do Norte e sua cidade é Natal. Ao vir para Brasília, como primeiro emprego ela não escolheu trabalho, e logo começou suas atividades em uma casa de família onde era empregada doméstica. Entrevistada pela reportagem, Vânia disse: “Sempre tive muita fé em Deus e coragem para trabalhar. A garra do nordestino me impulsionou para a luta. Como empregada doméstica, aos poucos fui conhecendo a capital de todos os brasileiros, seu povo e as dificuldades dos que aqui aportam na esperança de dias melhores! Percebi logo que precisava me qualificar para ocupar um bom lugar no mercado de trabalho. Frequentei os bancos da faculdade, além disso, fiz cursos técnicos e práticos como brigadista, socorrista, entre outros. Me casei e, ao lado de meu marido, construímos uma bela família, completada com um casal de filhos. Obviamente os nossos filhos nos deram força para seguir em frente”, arrematou a guerreira nordestina.
          Questionada por este repórter sobre sua vida espiritual, Vânia Gurgel disse o seguinte: “Nasci praticamente dentro da Igreja Assembleia de Deus. Entretanto, frequentei o Ministério Rema da pastora Graça de Recife, onde aprendi muito. Hoje frequento a Igreja sob o comando do pastor Arnaldo. Acredito muito no poder da oração, quando elevamos o nosso pensamento a Deus, pois é fundamental para direcionar nossas vidas. Além disso, nos ensina a amar o próximo como a si mesmo. Este é meu lema, de meu esposo Nilson e de nossos dois filhos”, argumentou.
          
Vânia Gurgel lança sua pré-candidatura para o parlamento distrital


Referente ao seu projeto social, que desenvolve há muitos anos na capital brasileira, Vânia afirmou: “Faço um trabalho social por quase duas décadas, sempre ajudando pessoas a se integrarem no mercado de trabalho e ganhar a vida com dignidade. Um exemplo disso, me refiro ao trabalho de reclusão social que desenvolvo com muita satisfação, dando oportunidade às pessoas que saem da prisão, precisam trabalhar e não conseguem. Vale ressaltar que as dificuldades são muitas para ex-presidiários; e o preconceito, maior ainda. Por isso, eu observo com muita atenção aqueles que almejam ser alguém na vida e encontram barreiras pela frente”, disse.
          Pedimos para Vânia exemplificar suas ações. Sem titubear, a guerreira nordestina afirmou: “Diversos mendigos já passaram por minhas mãos, se transformaram e são hoje pessoas que contribuem com o desenvolvimento de Brasília e o progresso de suas famílias. Vale lembrar que uma dessas pessoas tornou-se o melhor funcionário da empresa de prestação de serviços da qual sou diretora-geral, a SERVEGEL. São ações como esta que me emocionam e me deixam feliz, pois amo ajudar os que precisam”, arrematou.
          Referente ao desejo de se tornar deputada distrital, Vânia explicou: “Apesar do desgaste da classe política, esta mesma política é o meio legal de ajudar o Brasil e ajudar as pessoas que precisam. Eu já disputei uma vaga para a Câmara Legislativa do DF pelo PROS, quando fui para as ruas sem nenhuma experiência e com poucos recursos financeiros. Ainda assim, obtive 2015 votos. Agora, com maior experiência e filiada ao Partido Popular, ao lado da deputada distrital Celina Leão e do ex-deputado Olair Francisco, ambos candidatos a deputado federal, junto com eles pretendo me eleger. Caso eu seja aprovada na convenção do meu partido, defenderei com muito orgulho a mulher e os desprovidos pela sorte na tribuna da Câmara Legislativa do DF. O meu candidato ao governo será Jofran Frejat (PR). Na minha opinião, Frejat  foi o maior defensor da saúde pública que Brasília já teve, por isso estou com ele. Quando for autorizada pela Justiça Eleitoral para fazer campanha, certamente irei à casa de cada nordestino nos quatro cantos de Brasília, na busca de apoio de meus conterrâneos para a vitória no dia 7 de outubro. Acredito que o meu projeto com o propósito de inserir no mercado de trabalho parte significativa da população que se encontra desempregada, sem dúvidas contará com a atenção de todos os segmentos da sociedade brasiliense”, concluiu Vânia Gurgel.
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário