Uma das últimas fotos com minha mãe Dejanira |
Por Walter Brito
Eu gostava de assistir ao programa assistencialista do Luciano Huck na TV dos Marinho aos sábados, especialmente o quadro "Lata Velha", para homenagear minha saudosa genitora, a dona Dejanira Carvalho de Brito, que me inspirou a escrever: "VIDAS NEGRAS IMPORTAM-MEMÓRIAS DE UMA FAMÍLIA NEGRA BRASILEIRA".
Fabão, Luciano Ruck e a Kombi Velha |
A esposa do alfaiate Vespasiano Gualberto de Brito vibrava com os diversos programas do esposo da Angélica, principalmente quando se tratava do quadro "Lata Velha", que permitia reformar velhos automóveis e os devolver completamente renovados aos seus proprietários, o que deixava as pessoas felizes, pois transitavam com eles pelas ruas esburacadas, vielas e zona rural de nossos diversos brasis sem nenhum conforto e muitas vezes enfrentando chuvas torrenciais que deixavam motoristas e passageiros ensopados.
As Kombis do Fabão. A velha e a nova |
Eram na maioria das vezes verdadeiros cacarecos, e em seguida os sortudos passavam a ser proprietários de bens valiosos, luxuosos, mas que faziam lembrar um passado difícil, enquanto que o presente novo enchia de orgulho o proprietário de perfil simples. E mais, aos olhos de uma população guerreira, mas onde poucos são aqueles que conseguem o sucesso financeiro para adquirir um veículo digno para transitar com sua família ou como carro de aluguel de passageiros, mesmo trabalhando de sol a sol, como o Fabão de Paracatu, o sortudo do primeiro Domingão do Huck com o ingrediente" Lata Velha". O mineiro bonachão participou com alegria e deixou parte do Brasil alegre em tempo de pandemia.
Michel Teló e Fabão de Paracatu cantam: " Tocando em Frente" |
O "Lata Velha" foi o quadro de maior sucesso do Caldeirão do Huck, mas serviu para potencializar o Domingão que era do Faustão, porém ainda não decolou pelas mãos do ex-presidenciável. Vale lembrar que a estrela do programa, o Fabão de Paracatu, cantou com muita maestria e com o charme de um astro da música brasileira a bela canção "Tocando em Frente", com o apoio do carismático Michel Teló.
Joaquim Barbosa honrou o povo de Paracatu e do Brasil na Suprema Corte |
Fabão é conterrâneo do ex-ministro da Suprema Corte Joaquim Barbosa, conhecido no sertão mineiro carinhosamente como o 'homem de Paracatu', um mineiro que honrou o nome da Suprema Corte brasileira.
A saudosa Dejanira, entre as filhas Valquíria e Creusa, certamente representam bem, milhares de Dejaniras Brasil afora: lutadoras por um Brasil glorioso e igual! |
Fabão reinaugurou com muitas Dejaniras na plateia, espalhadas pelo Brasil afora, no último 24/10, no Domingão do Huck, o quadro " Lata Velha", pinçado do Caldeirão do Huck que deu certo, e minha saudosa mãe assistia, vibrava e, na sexta-feira, ela já pedia para sua fiel escudeira do lar para comprar suas frutas preferidas, que ela saborearia no sábado, durante o programa que segundo ela "fazia caridade com muita energia e entusiasmo para a gente simples do sertão brasileiro".
"Somente com a alegria é que a gente realiza bem - mesmo até as tristes ações". Frase do "Grande Sertão: Veredas" do genial Guimarães Rosa |
A Kombi velha do Fabão levantou a audiência do Domingão do Huck, ao relembrar a obra prima "Sertão Veredas", do diplomata, médico, escritor e novelista dos bons, o nosso eterno Guimarães Rosa.
Deja e Vespa cumpriram a missão encarregada por Deus |
Minha querida mãe foi a que criou com muita dignidade oito filhos ao lado do esposo Vespasiano. Ela faleceu aos 93 anos bem vividos, no dia 22 de junho de 2018. O casal de Formosa Goiás, nos arredores de Brasília, cumpriu na terra com muita sabedoria a missão encarregada por Deus. Dona Deja passa para a história como uma realizadora sábia e sensível, independentemente da pouca escolaridade que teve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário